LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!
LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Boletim LDSURF [ldsurf.com.br] 13/12


O LDSURF.COM.BR me atualizou nesta noite de domingo 13/12 que teremos boas ondas nesta semana e FDS próximo. Divido com vocês então esta ótima notícia logo abaixo. Presentão de fim de ano pra todos nós.aloha.

LDSURF * Emitido 13/12/09 às 23h *

Breve atualização

HIGH SURF ADVISORY (ondas com potencial para 2m ou mais)

Altas Já!

O lado negro do ciclone já passou, e após contabilizar os estragos na região sul do país, é hora de aproveitar o lado positivo. O swell já subiu com muita força neste domingo, e as ondas já chegaram aos 2m nos picos de sul. Os ventos giraram um pouco e o litoral paulista acabou sofrendo um pouco menos que o esperado. A partir da tarde já surgiram condições razoáveis, incluindo momentos bem aproveitáveis. Ou seja, o surf já rolou, e foi intenso pra quem soube aonde ir.

Destaque para a direção da ondulação, que neste primeiro momento esteve de sul com boa influência de sudoeste, acima de 200º, o que não é normal. A tendência é de girar para sul, e depois sudeste, à medida que o ciclone se afasta da costa. Também vale ressaltar as fortes correntes, exigindo atenção para evitar alguma situação mais complicada.

A confirmação e até leve intensificação do potencial real do ciclone pode trazer ondas na casa dos 2,5 a 3m nos picos mais expostos que suportem tal tamanho nesta segunda-feira. Algumas séries podem inclusive passar um pouco dos 3m, especialmente nas trocas de maré.

Pela configuração e proximidade do “olho” da tempestade (e também pelo que foi percebido no domingo) será um swell no estilo máquina de ondas com alta freqüência das ondas. Ou seja, além de tamanho, terá quantidade, e provavelmente qualidade. Big surf de norte a sul, restando somente atentar-se aos ventos, que deverão estar quase parado logo cedo, incluindo momentos de sudeste e se ajustar para leste, devendo continuar nesta direção na 3ª. A boa e velha checada matinal é a pedida, com menos vento que o resto do dia.

A água está quente, é dá pra cair no pelo, mas o vento está um pouco frio e um vale até sacar o short John do fundo do armário se você é friorento.

A semana deve seguir em lento declínio e o surf deve rolar de ponta a ponta, de sul/sudeste, com a lua nova surgindo na quarta-feira.

Será uma semana bem especial, talvez a melhor até o fim do ano. Mas não será o último lote da primavera. Se você não puder aproveitar o poderoso swell n.9, o consolo deve ficar por conta do possível n.10 para o próximo FDS. Não deve pegar de chapa, e nem ser potente como esse, mas deve entrar com período elevado e potencial para passar de um metro de sul, com ápice provável no sábado. Só alegria!