LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!
LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

terça-feira, 29 de março de 2011

ARCO IRIS NOTURNO É REGISTRADO NO HAWAII




Arco-íris noturno registrado na madrugada de 24/03/2011 no Havaí

Se o título deste post parece estranho, provavelmente é porque você associa de forma unilateral o fenômeno do arco-íris com a luz do Sol. Mas saiba que é possível acontecer um arco-íris noturno, tendo a Lua como fonte de luz! A imagem acima ratifica esta afirmação: ela foi feita em 24 de março passado, de madrugada, sem a luz solar direta. Logo, foi a Lua quem forneceu luz(1) para a formação do arco com as cores dispersas.

Para acontecer um arco-íris diurno, o Sol deve estar às suas costas, não muito alto em relação ao horizonte(2), e você estar de frente para uma cortina de gotinhas d'água suspensas na atmosfera que farão o papel de elementos dispersores para formar os diversos arcos concêntricos nas cores que vão do vermelho ao violeta. No arco-íris noturno a Lua deve estar às suas costas, fazendo o papel de fonte de luz. O resto é igual. Em alguns casos pode acontecer um arco secundário, fruto de mais de uma reflexão dentro da gota d'água. Note na foto acima a formação do segundo arco! Confira explicações, fotos e detalhes teóricos nos links no rodapé deste texto e aqui: http://www.spaceweather.com/submissions/large_image_popup.php?image_name=Ethan-Tweedie

Vale ressaltar que a luz da Lua é bem mais fraca que a luz direta do Sol. Por conta disso, um arco-íris noturno pode parecer para os nossos olhos apenas como um arco de tênue luz branca no céu. Neste caso, há tão pouca luz que os nossos olhos não conseguem perceber detalhes das diferentes cores. Mas uma foto de longa exposição consegue capturar as diferentes cores separadas por refração nas gotículas de água revelando-nos o arco-íris noturno.

--------------------------------------------------------------------------------

(1) A luz da Lua é, no fundo, a luz do Sol. Só que não é luz solar direta. À noite o Sol está iluminando o outro lado do globo terrestre. Mas consegue iluminar nosso satélite, a Lua, que então brilha contra o céu negro.

(2) Para a formação do arco-íris o Sol não deve estar a mais do que 42 graus acima do horizonte. O mesmo vale para a Lua.

--------------------------------------------------------------------------------

Para ver
•No site nightskyhunter.com você tem uma galeria com fotos de vários arco-íris de dia (rainbows) e de noite (moonbows).
 
fonte: fisicamoderna.blog.uol.com.br