LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!
LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Entrevista com Rob Machado parte 2

Assim como prometí, segue mais uma parte da entrevista de Chris Mauro com Rob Machado, traduzida por mim especialmente para os amantes do surf estiloso e do life style que esse cara maneiro passa. (tentei ser o mais fiel possível na tradução - fidelidade que aprendí na faculdade) seguem também mais algumas fotos e mais pra frente vou colocando mais da entrevista e fotos. aloha!

Por Chris Mauro
Apesar de ser um cara ativo, ele pega a estrada ao longo da PCH rote para cumprir seu ritual da manhã, tira seu empoeirado Ford Explorer do terreno em Seaside Reef e rapidamente confirma o que já sabia-o mar está flat. Mas ele observa o mar por um tempo mesmo assim. Sentindo sua profunda conexão com o lugar, eu pergunto a ele como sua família veio morar em Cardiff, e ele foi direto falando da juventude de seu pai.

Seu pai cresceu aqui?

Meu pai e meu tio realmente cresceram surfando em South Bay com Ricky Grigg nos anos 60. Eles viviam em Culver City (CA-Califórnia), mas meu pai saiu de lá quando as coisas ficaram difíceis e então foi para Austrália. Deve ter sido muito maneiro voltar pra Califórnia depois, mesmo por que foi aqui que ele conheceu minha mãe, em uma estação de ski.

Então você nasceu na Austrália.

Sim. Meu pai prestou por dois anos o serviço antes do Vietnã ser incendiado e então ele foi para lá. Meu avô o levou para o porto em Long Beach e ele embarcou em um grande navio cargueiro. No fim das contas ele só viajou por perto do porto. Ele era apaixonado pelas praias do norte de Sydney e qualquer um pode imaginar como devia ser lindo por lá naquela época. Por lá ele foi construtor, depois teve uma lavenderia e então ele e minha mãe tiveram um bom restaurante em Manly Beach.

E o que o fez então voltar para Califórnia?

Certamente a situação política mudou por lá. As coisas ficaram muito estranhas nos anos 70 com o Governo Australiano, então eles decidiram voltar. O engraçado é que meus pais debateram seriamente se morariam nas montanhas ou na praia. Meu pai era instrutor de ski e tinha um lote de terra nas montanhas, mas eles amavam tanto a praia quanto a montanha. Eles estavam entre a cruz e a espada até meu avô falar pra eles virem dar uma olhada aqui em Cardiff. Na hora eles decidiram vir morar aqui, não foi por menos, imagine este lugar nos anos 70, era muito lindo e tranqüilo, e eles decidiram que seria o lugar certo para eles criarem seus filhos.

Você esteve muito próximo de tornar-se um downhiller.

Eu sei. Minhas pernas seriam gigantes.

No final dos anos 70, início dos anos 80, por volta de Cardiff Reef e Swamis, na qual a cena toda acontecia, havia um bocado de surfistas malandros aqui em volta. Estilo sempre foi uma preocupação sua?

Quando eu estava crescendo lá, não havia um elogio mais importante do que você ter um belo estilo. Você tinha que fluir ou você era um rejeitado.

Quem você assistia para sua inspiração?

Naquele tempo eu estava realmente inspirando tudo sobre Curren e Occy. Eles eram os caras que estavam passeando, eles também tinham estilo. Era começo dos anos 80 e você via que eles estavam quebrando. Estes caras foram minhas primeiras grandes influências. Eu lembro de assistir Occy em Burleigh Heads em Beyond Blazing Boards; ele fazia aqueles arcos, apenas fazendo a linha, e eu ficava amarradão em quão alto ele voava no crítico da onda. Eu parava a fita naquela parte só para ver quão alto ele ia. Havia ainda a riqueza das fotos de caras como Gerry Lopez e Ronny Burns em Pipe e a graça sobre pressão que era tudo aquilo.


Amigos próximos de Rob Machado dizem que seu surf tem evoluído muito nos últimos anos. Pergunte a eles e te dirão se você já o tinha visto mais 'deslizante' que isso.


Com mais tempo para experimentar, Machado tem gasto muito do tempo refinando sua veloz linha de surf.