LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!
LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

sábado, 29 de dezembro de 2007

Rob Machado parte 3



Você foi um muleke punk?

Não, realmente não. Eu não podia cabular aula, por que meu pai era contratante e circulava pela cidade o dia todo e ele pegou meu irmão um bocado de vezes, então eu sabia que ele podia me encontrar. Eu não era punk em tudo. A escola era muito importante, minha mãe era determinada com isso. O bacana era que se você provasse ter bom aproveitamento, você tinha privilégios. Nós tinhamos bons atletas lá, como o Campeão do aberto de tênis de 1989 da França, Michael Chang, nós iamos a escola e tinhamos mais tempo para treinar. Por ser mais antigo na escola eu tinha o Surf P.E e a aula de surf back-to-back de manhã, então eu podia ter duas sessões de surf antes de ir para a classe. Mas quando eu começava a faltar na escola por causa dos campeonatos eu tinha que voltar com o trabalho feito, aquilo era difícil, mas era muito importante para eu mostrar que estava fazendo alguma coisa e não somente me aproveitando. E se não mostrasse boas notas você perdia todos os privillégios.

Seaside Reef foi a onda que você cresceu surfando?

Eu não fiz muita coisa em Seaside até os 14 anos. Nós aproveitávamos mais Swami's que era na qual eu mais surfava alí na região. Havia centenas de pequenas ondas na região. Eu me lembro de viajar um pouco mais ao sul e numa destas viagens eu encontrei meu próprio pico. Tornou-se então minha onda. Ainda tem boas ondas lá, tipo aquelas de meio metrão de Macarronis sabe? Você pode de fato detoná-las. Eu encontrei alguns outros lugares como aquele [entre Cardiff e Seaside]. A maioria deles fechavam entre 1 metro, mas eram perfeitas quando estavam pequenas. Direto eu ia para Seaside e tornava a voltar para este meu pico. Quando eu fiz 14 anos completos eu me inscreví em um evento do Bud Tour que eles tinham aqui e fiz a final.

Você já tinha uma quantia significativa de troféus naquela época, não tinha?

Bem isto era por que eu fazia um campeonato a cada final de semana, e eles eram em sua maioria jogados fora. Daí saiu do meu controle, pois eu era registrado em cinco diferentes organizações. Atualmente optei em sair parar de competir por que meus amigos sempre me contam o quanto está bomnquando estou fora nos finais de semana. Depois daquela final eu decidí abandonar.

Qual a lição que você tem a passar para os garotos que estão na estrada?

a coisa que me preocupa é que esses garotos focam suas vidas em apenas uma coisa. Eu crescí jogando futebol, baseball, eu fiz tudo que pude. Agora estes garotos se tornaram como chineses. Eles os prendem quando estão com dois anos de idade e começam a treiná-los e é isso. Eles estudam em casa. É uma loucura. Quando eu era um garoto ia nas boat trips, sabe, talvez uma viagem para o sítio ou coisas assim. A mulecada de hoje está indo para as Mentawais de yacht.

E o que você tem a dizer sobre os garotos que não são profissionais, que estao apenas tentando se divertir?

Eu acho que a evolução dos equipamentos por si só já é uma grande razão para estar amarradão. Está melhor agora do que era antes, e as coisas estão progredingo muito mais rápido. Este é um dos motivos pelo qual os garotos de hoje estão evoluindo tanto.

Quando você começou no tour seu pai vinha com você. Aquilo era claramente sem precedentes, não era?

Totalmente. Pensa você com 18 ou 19 anos, ganhando dinheiro estrangeiro e comprando comida, você é só um garoto. Mas meu pai tinha viajado por de toda a Europa quando ele era jovem, então seu conhecimento era muito importante, ter um lugar para ficar e alguma coisa pra comer, a única coisa que eu tinha que fazer era surfar. Aquilo foi de grande valia, por que quando você está fora você está sozinho, com dinheiro no bolso é fácil você perder o foco e cair nas festas e tal.

Isto o ajudou a ter sido Rookie of the year em 1993 e entrar na briga pelo título mundial tão rapidamente?

Sim, aquilo foi sensacional. Eu ficar em sétimo ou oitavo lugar no Pipe Masters em meu primeiro ano e eu me lembro que eu devia ter surfado Pipe somente umas duas vezes na minha vida. então aquilo pra mim foi "ok isto será interessante".