LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!
LOJA DAS PARAFINAS e RIP CURL agora são a mesma LOJA!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PRIMEIRO SATUÁRIO DE TUBARÕES DO MUNDO



Uma da menores nações do mundo acaba de criar o primeiro Santuário de Proteção de Tubarões.

A minúscula nação Pacífica de Palau está banindo a comercialização de tubarões e alguns outros peixes típicos em suas águas. Uma área do tamanho da França.

O Presidente Palau - Johnson Toribiong - irá anunciar os planos ambientais do seu país quando ele visitar a Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York hoje.

"Palau vai declarar que seu território de águas e extensa zona econômica abrigará o primeiro Santuário Oficial de Tubarões." disse Toribiong.

O Santuário de Palau cobrirá uma área de 240,000 milhas, incluindo sua exclusiva área econômica ,na qual se extende por 200 milhas fora da costa.

O Santuário abrigará mais de 130 espécies de tubarões - incluindo os tubarões cabeça de martelo, tubarões tigres, oceânicos, tubarões brancos e pretos.

Porém Palau só tem um barco disponível para patrulhar a enorme área, na qual navegam regularmente embarcações internacionais de pesca ilegal. Em um vôo recente sobre as águas de Palau, foram vistas aproximadamente 70 embarcações ilegais de pesca.

"Nós faremos o melhor que pudermos, dando nosso melhor pra isso." Disse Toribiong. "O propósito disso é chamar a atenção do mundo para a matança de tubarões para propósitos comerciais, incluindo obter as nadadeiras para fazer sopas de tubarões e depois jogando seus corpos (sem nadadeiras) na água."

Palau localizada aproximadamente a 2000 milhas ao sul de Tokio, possui uma população de 20.000 habitantes, é um lugar muito frequentado por mergulhadores e turistas que vão a Palau atrás das várias espécies de tubarões que são parte das atrações narurais existentes naquele arquipélago. O turismo é a principal fonte de renda daquele país.

Dermot Keane, que tem uma loja de acessórios para mergulho em Palau, faz campanha por um Santuário naquela região desde 2001.

Originário da Irlanda, Keane diz que é comum ver carcaças de tubarões que tem sido estripadas de suas barbatanas e jogadas de volta ao mar pelos pescadores ilegais.

"As barbatanas são as partes mais caras do tubarão no mercado 'negro' com isso os pescadores ilegais as cortam e jogam os corpos dos tubarões de volta ao mar, fazendo assim com que o peixe morra mais lentamente." conta Keane à TIMES.

"Palau é uma meca do mergulho mundial, as pessoas vem pra cá para ver os tubarões em seu habitat natural, mas isto está se tornando uma experiência cada vez mais difícil de se ver."

"Palau tem uma maravilhosa população de saudáveis tubarões, mas um bocado deles estão sendo mortos. Este santuário é um primeiro passo na direção certa."

Pescadores de tubarões tem crescido rapidamente desde a metade dos anos 80, suportados por uma crescente demanda - em sua maioria da China, onde barbatanas de tubarões tem um valor de mercado altíssimo, chegando a custar R$ 17.000,00 o kilo - por sopas de barbatanas de tubarão. Por causa da sua longa expectativa de vida e baixa fertilidade, os tubarões são atrativos para os pescadores.

Matt Rand, diretor para conservação global de tubarões situada em Washington a Pew Environment Group, uma organização de advogados, elogiou o esforço de Palau para salvar sua população de tubarões.

"Palau ergueu a bandeira para o resto do mundo pela conservação dos tubarões." disse Matt.

O Momento Surf repugna estes cruéis assassinos de tubarões e baleias nos 7 mares deste Planeta. Queremos ver o ser humano, os Animais e toda a Natureza vivendo em HARMONIA por um MUNDO MELHOR. PAZ!!

Fonte:TIMES ONLINE UK